A manutenção preventiva tem como objetivo otimizar o rendimento de um equipamento, fazendo com que o mesmo funcione de forma segura, reduzindo os gastos com consertos que deixem o maquinário por um longo período sem operar.
A falta de manutenção predial pode representar perigo não somente para o patrimônio da empresa, mas também para a vida de seus colaboradores. Instalações elétricas muito antigas podem causar sobrecarga na rede, curtos circuitos e queima de aparelhos eletrônicos.
Periodicidade da manutenção preventiva nas instalações elétricas
Deve ser feita uma manutenção anual preventiva em todas as instalações elétricas de imóveis com mais de cinco anos de existência. Já a manutenção corretiva, que corresponde a eletrodomésticos como aparelhos de ar condicionado deve ser feita limpeza no período de três em três meses.
Tipos de Manutenção
A manutenção é composta por três tipos, corretiva, preventiva e preditiva. A primeira trata-se de uma manutenção não planejada, que tem por objetivo reverter um problema que tenha impedido o equipamento de cumprir suas funções normais. No segundo caso, a manutenção tem por finalidade reparar, ajustar e recondicionar o equipamento, prolongando assim o tempo útil de funcionamento do maquinário. A manutenção preditiva é feita quando há a necessidade de um acompanhamento periódico dos equipamentos, tendo como base dados que informem seu nível de desgaste ou processo de degradação.