MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas.
É realizada em conformidade com um cronograma ou com índices de funcionamento da máquina. Normalmente, o período de revisão é baseado em históricos ou recomendações do fabricante. Enquadram-se nessa categoria as revisões sistemáticas do equipamento, as lubrificações periódicas, os planos de inspeção de equipamentos e os planos de calibração e de aferição de instrumentos. Devido à desmontagem do equipamento para revisão, alguns componentes são substituídos antes do fim da sua vida útil, e componentes substituídos apresentam falhas prematuras ou falhas de montagem. Outra desvantagem deste sistema é o alto custo envolvido na revisão.
A manutenção preventiva por tempo são os serviços preventivos preestabelecidos através de programação (preventiva sistemática, lubrificação, inspeção ou rotina) definidas por unidades de calendário (dia, semana) ou por unidade não-calendário (horas de funcionamento, quilômetros rodados, etc.).
A prevenção preventiva por estado são os serviços preventivos executados em função da condição operativa do equipamento (reparos de defeitos, preditiva, reforma ou revisão geral, etc.).
MANUTENÇÃO CORRETIVA
Manutenção Corretiva
Atendimento a serviços emergenciais através de equipe multidisciplinar, 24 h/dia.
Manutenção de Ar-condicionado
Condicionadores (Split, Self e Fancoils)
Torres, bombas
Ventiladores e exaustores
Manutenção Elétrica
Quadros de força
Iluminação e energia
Serviços de termografia
Manutenção Civil
Reformas em acabamentos, revestimentos
Pequenas obras
Pinturas
Manutenção Hidrossanitária
Reparos em bombas
Canalização